Belo Horizonte foi fundada em 1897 para ser a capital política e administrativa do Estado de Minas Gerais, em substituição de Ouro Preto. É a quarta cidade mais rica do Brasil, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, e é a sexta mais populosa, com cerca de 2,5 milhões de habitantes.

A "Capital dos Mineiros", como é conhecida, fica a 586 km de São Paulo e a 434 km do Rio de Janeiro. Seu clima tropical de altitude garante temperaturas amenas durante boa parte do ano. A média anual é de 21°C, bastante próxima daquela que os participantes IV Congresso Latino Americano de Opinião Pública da WAPOR irão encontrar.

Belo Horizonte conta com muitas instituições de ensino superior, públicas e privadas. Algumas delas são importantes centros de pesquisa e referência em diversas áreas do conhecimento, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Como toda grande metrópole, Belo Horizonte tem grandes dimensões territoriais. Contudo, a cidade tem um sistema de transporte público seguro que atende toda a cidade. Para a estadia, a rede hoteleira possui cerca de 34 mil leitos para atender os visitantes, especialmente nas regiões Centro e Sul.

A cidade oferece diversas opções de lazer aos seus moradores e visitantes. Aqueles que apreciam caminhar por belas praças, parques e espaços paisagísticos podem ir à Praça da Liberdade, à Lagoa da Pampulha e aos Parques Municipal e das Mangabeiras. Para os que preferem museus e espaços culturais, o Palácio das Artes, o Museu Abílio Barreto e o Museu de Artes e Ofícios são ótimas alternativas. Já os que preferem ir às compras têm à sua disposição a tradicional "Feira de Artes e Artesanato de Belo horizonte", que acontece todos os domingos na Avenida Afonso Pena.

Belo Horizonte também possui uma grande quantidade de restaurantes das mais variadas especialidades e nacionalidades. Do ponto de vista gastronômico, contudo, o seu grande charme são os inúmeros e famosos botecos, onde seus moradores e visitantes podem encontrar as mais diversas iguarias da culinária mineira. É por isso que a cidade ficou conhecida nacionalmente como a "Capital dos Botecos". Entre os meses de maio e junho acontece o festival "Comida de Boteco" , em que diversos estabelecimentos competem pelo prêmio de melhor prato do ano.

Como chegar: a cidade de Belo Horizonte integra a estrutura das mais importantes rodovias federais, com ligações para todas as grandes capitais do país. Por isso, é fácil o acesso de carro e de ônibus. Existem dois aeroportos que fazem vôos comerciais: o Aeroporto da Pampulha e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

O Aeroporto da Pampulha é destinado a vôos dentro do Estado de Minas Gerais com cerca de 50 operações regulares diariamente. É o aeroporto regional mais movimentado do país e está situado a 13 km do centro de Belo Horizonte.

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves possui, anualmente, trânsito de 70 mil aeronaves e 5 milhões de passageiros e fica a 38 km do centro de Belo Horizonte. Conta com táxis e ônibus executivo e normal, que circulam a cada 30 minutos. O ônibus executivo deixa o passageiro no centro da cidade, próximo a região dos hotéis. O valor do bilhete é de R$18,00 ($8 dólares). Maiores informações sobre horários e trajetos no site da empresa: http://conexaoaeroporto.com.br/.

Para quem vem do interior de Minas ou do estado do Espírito Santo, uma opção é vir de trem.

Outras informações: para saber mais sobre hospitais, transportes, bares e restaurantes, endereço de consulados e serviços de utilidade pública, favor consultar a página da Empresa Municipal Turismo Belo Horizonte (Belotur) , em português, inglês e espanhol.

Vídeo




Endereço: Rua da Bahia, 2140 - Lourdes - CEP: 30.160-012 - Belo Horizonte/MG - Brasil
Telefones: +55 (31) 3330-3655 - Fax: +55 (31) 3330-3644
Website: http://www.masterturismo.com.br
E-mail: sueli.diniz@masterturismo.com.br

voltar